Uruguai - abril de 2010 Semana Santa

Essa não era uma viagem de sonho, mas acabou se tornando uma surpresa. Rafael fez um intercâmbio pela faculdade em Montevideo durante um semestre. Aproveitamos o feriado pra matar a saudade dele. E claro, ganhamos o prazer de conhecer algumas cidades desse país.

Saímos de Brasília com uma conexão em Porto Alegre. Chegamos em Montevideo bem tarde, acho até que já era madrugada. Ficamos no Cala di Volpe Boutique Hotel. Na manhã seguinte marcamos de encontrar o Rafael e passar o dia com ele. Mas antes, teve um café da manhã muito bom com direito ao melhor doce de leite uruguaio e vista para o mar.

Que saudades do Rafa!! Fizemos os passeios clássicos pelo centro histórico. Belos prédios e uma livraria digna do melhor estilo Buenos Aires. Se chama "Mas puro verso" e só pelo nome já dá vontade de conhecer. Quando a gente chega na porta, o deslumbramento é total com a escadaria de mármore e o vitral. Me perdi lá dentro de tão encantada que fiquei. 

Almoçamos no Mercado del Puerto, em um bom restaurante de carne. Lembro que estava uma delícia. Depois, um passeio pela rambla que é a avenida da praia. O dia estava lindo e aproveitamos tudo que tinha direito. 






O bairro badalado de Montevideo é Pocitos. Charmoso, amplo e com vida noturna intensa. Mas, na minha opinião, o imperdível é a famosa livraria argentina, Yenny. Na beira da praia e com uma vista maravilhosa. Adorei o acervo e passei muito tempo olhando tudo que tinha direito. E foi lá que eu conheci a escritora Marcela Serrano achando que era uruguaia. Depois, descobri que era chilena e com bons livros.

A livraria tem um corredor com fotos antigas em preto e branco que mostram a movimentação de pessoas na praia. Sabe quando a gente para e fica olhando cada detalhe da foto? Pois é...foi assim. Demorei tanto que o Bruno apareceu perguntando o que tava acontecendo. É que as fotos ficam no caminho do banheiro. 

A noite, jantamos um Chivito. Sanduíche típico uruguaio que parece um "cheese tudo" bem mais caprichado. 

Depois de explorar Montevideo, resolvemos alugar um carro e conhecer outras cidades. Bom, o carro era muito esquisito, mas, na última hora era o que dava pra conseguir. Um tal de geely que nos deixou na mão algumas vezes.

Visitamos Piriápolis. Que não é Pirenópolis, a nossa charmosa cidade goiana. Dia lindo de sol, passeamos pelo calçadão, andamos de teleférico e almoçamos uma deliciosa paella. Em seguida, pegamos a estrada com aquela "carroça" e fomos conhecer Colônia do Sacramento. Lembra um pouco Paraty. A parte histórica tem toda uma referência à Portugal. A comida é boa. É um local que os argentinos adoram e chegam de buquebus. 

Paramos o carro em um estacionamento grande e a carroça só saiu de lá empurrada.

Deixei o Uruguai com uma ótima impressão. Montevideo é uma cidade simpática, com gente bonita e educada. Voltaria!! E voltei mais duas vezes.



Depois dessa viagem ainda fomos mais duas vezes com a Andréa e o João Ângelo. Uma vez, em março de 2012,  para passar dois dias enquanto os maridos trabalhavam. Ficamos só em Montevideo. Adoramos conhecer o Restaurante Francis. Inesquecível mesmo. 

E, logo no mês seguinte, fomos de carro atravessando a fronteira da Argentina com o Uruguai. Estrada ótima e fizemos a viagem sem pressa. Os meninos foram também. Dessa vez passeamos  em Colônia e em Punta del Leste. Conhecemos também o monumento da "mão que sai da areia" na Praia Brava. Incrível! Os meninos tiraram mil fotos. Pena que perdi quase todas as fotos dessa viagem.

Conhecemos a Vinícula Bouza em Montevideo que fica bem perto da cidade. O restaurante serve uma comida deliciosa. Cozinha regional e muito vinho tanat. Aprendi a fazer sopinha de beterraba para servir de entrada. Bom demais!!

As fotos estão no álbum do Google fotos - 2010 Uruguai Semana Santa 



Comentários

  1. Muito bom! Eu não lembrava de quase nada.
    O monumento da mão na praia Brava fica em Punta del Este. Nós fomos e voltamos no mesmo dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Registro de 2024

Ottawa e Quebec - julho 2024 (parte 2)

Ottawa e Quebec - julho 2024 (parte 1)