Vancouver e Alberta - abri e maio de 2019


Essa foi a viagem para a formatura do Bruno. Cheguei um mês antes para curtir um pouco mais o Bruno e essa cidade incrível que eu já domino e adoro. O Edson foi uns vinte dias depois. Queria muito ter levado o Rafael mas como ele viajou em lua de mel no mês de março, ficou sem férias nesse período. 

A viagem é longa mas, dessa vez foi um pouco melhor porque sai de Portugal e fiz uma parada pra dormir em Toronto. Na verdade, isso foi por causa da única conexão encontrada. Na saída de Lisboa tive problema com o funcionário porque queria o meu visto canadense registrado no passaporte. Ele não conseguia entender que a minha renovação tinha sido on line. Tive que sair da fila e ficar um tempão esperando os funcionários do balcão se reunirem em "conferência", chamadas por telefone e chegada de dois supervisores. Fui a última a embarcar! E o cara ainda me disse que não tinha certeza se eu conseguiria entrar no Canadá. De novo? Já tinha passado por esse estresse em Londres. Mas lá eu descobri só na fila da imigração e acabou rápido. Dessa vez, tive um voo inteiro com essa preocupação na cabeça. Tanto estresse à toa. O sujeito da imigração nem olhou pra minha cara. Só perguntou o que eu ia fazer lá e me deu bom dia. 

Campus da UBC na primavera

Na fase do planejamento,  a gente tinha feito alguns planos de viajar pela costa leste. Mas pra isso,  precisava ter mais tempo em Montreal. Acabamos desistindo por causa de uma prova de francês que o Bruno teria que fazer e não sabia a data. Então era só mesmo Vancouver e Montreal. 

Cheguei em Vancouver na hora do almoço e estava super descansada porque dormi em Toronto. Peguei um táxi e Bruno estava me esperando na porta da casa. Dessa vez ele estava sozinho em uma casa que parecia a dos três porquinhos. Pequena e aconchegante. E limpa!! Eu comecei a elogiar e ele foi me explicando as "regras da casa". Morri de rir e disse que ia cumprir todas e criar mais algumas. Ganhei um sofá com um buraco no meio e ao lado do fogão. Super prático. Dorme e já acorda direto na cozinha. 

Meu pé não aparece mas tá coladinho no fogão

Começou minha rotina de dominar o bairro que era residencial e lindo demais. Da casa dele até o comercio eu passava por uma rua super arborizada e com casas bonitas. Adorei a loja de produtos orgânicos onde eu ia todos os dias comprar ingredientes para o almoço. Ganhei um tour na UBC com direito a entrar em vários prédios interessantes. Fizemos alguns passeios e fomos várias vezes resolver assuntos da compra do apartamento em Aveiro. Imprimir documentos, assinar cada página e enviar para o Edson. 

Meu caminho pra fazer compras

Como o Bruno estava estudando para a prova de francês eu aproveitei para sair muito com as minhas amigas Francine e Rita. Isso foi muito bom. No final de semana do dia das mães, almoçamos todos na casa da Francine no sábado e, no domingo, ganhei um brunch com o Bruno num lugar bem legal.






Num desses encontros com as amigas, a Rita contou que iria fazer uma viagem pelas montanhas rochosas e estava com roteiro pronto para quatro dias. Gostei da ideia e pedi o roteiro, que ela enviou na mesma hora. Cheguei em casa e contei para o Bruno. A gente viu que, quando o Edson chegasse, daria pra viajar e voltar a tempo da formatura.  O Edson concordou e já reservou o carro. Eu e Bruno fizemos uma adaptação no roteiro e reservamos os hotéis.

O Edson chegou e viajamos no dia seguinte. O nosso roteiro escolhido foi: uma parada em Revelstoke para dormir, dois dias em Canmore (ao lado de Banff), dois dias em Jasper e um dia em Kamloops no retorno. O caminho já era cinematográfico e fomos parando em vários parques com trilhas e cachoeiras incríveis. Apesar de ser primavera, ainda foi possível ver muito gelo nas montanhas e em alguns lagos. É difícil dizer o que foi mais bonito nessa viagem. 

No primeiro dia pegamos a estrada e paramos no Noble Pig (kamloops) para o almoço. Delícia de hambúrguer!! Como era feriado a cidade estava bem parada. As estradas dessa região são bem vazias de qualquer tipo de comércio. As vezes a gente dirige por duas horas pra encontrar um posto de gasolina.

Dormimos na cidade de Revelstoke em um hotel muito simpático chamado Stoke Hotel. A cidade tem um centro pequeno e estava tudo fechado quando chegamos. Encontramos a Nico Pizza e comemos bem. O dia seguinte acordar olhando para as montanhas cobertas de gelo e um céu azul foi lindo.

Seguimos pelas estradas que cortam as montanhas e é difícil dizer qual trecho era mais bonito. Simplesmente, de tirar o fôlego passar pelas florestas com as montanhas ao fundo e pequenos rios já descongelando (primavera).No meu livro de geografia da sétima série tinha uma foto do Lake Louise nas montanhas rochosas do Canadá. Chegar nesse lago e tirar uma foto no mesmo lugar com o Hotel ao fundo foi mágico. 


O famoso Lake Louise

Visitamos várias cidades também e cada uma com seu charme. A que eu mais gostei foi Canmore no parque de Banff. Fizemos até trilha com possibilidade de encontrar urso. E, segundo as pegadas que achamos na neve, tinha passado um na nossa trilha. Carregamos um spray anti urso mas não sei quem seria o corajoso para espirrar na cara do urso. Nem conte comigo! 


Não tirei foto mas uma coisa me chamou a atenção. As lixeiras que existem em todas as cidades e que tem um mecanismo de abertura que não deixa a "mãozinha" do urso conseguir abrir. Dentro dos parques os banheiros também eram protegidos e em alguns, nem vaso tinha. Era o buraco no chão mesmo. Mas tudo muito limpo e decente. 

Foram 2000 km de carro em seis dias conhecendo os principais pontos dos parques de Jasper e Banff na província de Alberta. Sem pressa e curtindo cada parada no caminho. Quando chegamos em Vancouver, ainda tínhamos uma semana para aproveitar e isso, incluía a formatura e a chegada da Cleane e do Derico. Bruno foi pra casa dele e nós, alugamos uma casa em outro bairro. Uma gracinha também. Dois andares e bem confortável. 

Cleane e Derico chegaram e fizemos todos os passeios turísticos com eles. Os dias estavam lindos e a gente passava o tempo todo na rua. Para não perder nenhum detalhe da cidade, fizemos tour de ônibus e de barco. 



E assim, passamos o mês de maio. Muito sol, céu azul, amigos e o frio chegando ao fim. Ainda faltava o dia da formatura e depois a mudança pra Montreal. 

As fotos estão no álbum do Google fotos - 2019 Vancouver / Alberta / Montreal
Essa postagem tem sequência - Formatura do Bruno e Montreal - junho de 2019


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registro de 2024

Ottawa e Quebec - julho 2024 (parte 2)

Ottawa e Quebec - julho 2024 (parte 1)