Registro de 2023

 Começamos o nosso ano novo! Feliz 2023!!


Todos foram embora mas o Rafa ainda ficou por uns dias em casa. Valéria e Renato chegaram e ainda aproveitamos um pouco com eles antes da nossa viagem para o Rio no dia 10 de janeiro. Eles também venderam o apartamento e a entrega estava marcada para o final de março.

Embarcamos para Rio e, apesar de saber que minha mãe estava mal, eu não imaginava um desfecho tão sofrido e rápido. Eu e Edson nos dedicamos o tempo todo em cuidar dela. A casa estava bem movimentada com cuidadoras, a menina que dormia (foi logo embora), diaristas, fisioterapeuta e massagista. E mesmo com todos esses cuidados, a sensação era de que a gente estava, realmente, remando contra a maré. Em menos de um mês ela foi internada e, depois de quatro dia, faleceu. Que momento mais triste! Do hospital eu via a Igreja de São Pedro e o Cristo Redentor.

Uma imagem que eu nunca vou esquecer

Meu mantra naquele momento

De tudo que se passa a gente tira lições nessa vida. Uma delas foi perceber o quanto minha mãe lutou com dignidade até o final. A solidariedade de tantas pessoas, a força da oração e perceber, de verdade, o poder de cura de um abraço nos momentos de dor. 

O Rafael e a Emília passaram pelo Rio antes de ir para Dolores na véspera do falecimento dela. E o Bruno chegou dois dias depois e ainda deu tempo de ir na missa. Com a ajuda do Bruno comecei a tirar todas as coisas da minha mãe dos armários. Parecia que eu estava até com pressa mas aquilo foi uma mistura de desespero com tristeza e vontade de deixar a casa mais leve. Muitas coisas para doação e outras distribuídas entre as primas. Depois Rafa voltou e ainda ficou uns dias passeando com o Bruno. A presença deles foi boa para nos alegrar naquele momento difícil. Passamos uma tarde bem legal na casa do Zé Carlos durante o carnaval. Emília chegou e passou mais uns dias com a gente. Depois, como sempre cada um pegou o rumo de casa. Mas antes do Rafa e Emília viajarem, ainda fizemos um almoço no Fiorino com quase todos. Faltaram Carol, Gabriel e Bruno, além da minha mãe, claro.




E a barriga da Emília continua crescendo :-).

Entrada do Fiorino

Voltamos para Portugal no início de março e já estava com saudades do frio e da minha casa. Passeamos com a Valéria e o Renato em Ponte de Lima. Uma cidade que sempre gosto de voltar. Não gostei do restaurante Taverna Vaca das Cordas. Estava bem avaliado no google mas achei muito sem graça a comida. 

No meu aniversário, eu e Edson fomos para o Porto num hotel na rua das Flores que eu sempre sonhava em conhecer. Adorei! Passamos o dia passeando pelas ruas, jantamos em um restaurante perto e no dia do aniversário tive meu café da manhã de princesa no hotel. Voltamos para Aveiro e comemoramos a tarde com a família da Valéria em uma confeitaria bem fofa da cidade. Depois saímos para beber e continuar comemorando. 


Para eternizar a minha mãe eu fiz um quadro com aquela bolsinha dela que eu adorava. Ficou lindo demais!


O Arthur, netinho da Valéria fez um ano e fomos para a comemoração no apartamento novo da Gabriela.

E Tiago continua crescendo na barriga!

Fizemos um passeio pela rota do vinho verde com Valéria e Renato e seguimos até Vigo. Foi bom demais!

No aniversário do Bento, Zé Carlos reuniu a família na casa dele e eu fiquei aqui só recebendo as fotos.


Meu pai fez 86 anos e teve uma comemoração em casa com a família. Nós acompanhamos tudo pelo vídeo. 


Flavinho e Kelly chegaram e passeamos com eles pelo Porto e depois seguimos para Santiago de Compostela na Semana Santa. A cidade estava cheia mas é sempre bom voltar lá. Acho que o lugar tem um astral de alegria e isso faz muito bem. 


Voltamos para o domingo de Páscoa mas eles seguiram para a Itália. Rafa e Emília passaram juntos em Barcelona, Bruno foi almoçar na casa da Juliana e Zé Paulo fez um almoço na casa dele para a família. 




Tiago está quase chegando...já lavei, passei e coloquei na mala as roupinhas dele.


Dudu e Marianna foram a Barcelona e encontraram com Rafa e Emília.


Tiago quase nascendo. Resolvemos ir de carro para poder ajudar no transporte da mamãe e do bebezinho. Saímos de Portugal dia 29 de abril e fizemos duas paradas para dormir. A primeira foi em Palência e, como chegamos tarde, for só para dormir mesmo. No segundo dia, saímos cedo e fizemos uma parada em Zaragoza para dormir e conhecer a cidade. Bonitinha mas não acho que é turística. Acho que é um bom lugar para morar porque os bairros residenciais são bem estruturados e bonitos. No outro dia, saímos cedo e chegamos em Barcelona antes do almoço. Como era feriado de primeiro de maio, a cidade estava mais cheia que o normal ( já é sempre cheia) e com ruas interditadas por causa de passeatas. A nossa primeira semana foi em um apartamento que os pais da Emília alugaram e nos emprestaram porque estavam na Suécia. Bem no bairro gótico (perto da catedral do mar) e  aproveitamos para conhecer tudo daquela região. Já consigo até ser guia de turismo na cidade.

Encontramos o Rafa e a Emília, com seu barrigão, nesse apartamento e saímos para almoçar. Calor, feriado, cidade lotada e restaurantes também. Mas achamos um de comida mexicana bem legal. Depois fomos até o apartamento deles para ver tudo preparado para a chegada do Tiago. Tudo lindo!

Rafa treinando com a boneca Emília

Tiago quentinho na barriga

Tiago ainda demorou uma semana para chegar e, enquanto isso, nós passeamos por todos os lados. Também fomos a alguns restaurantes de tapas legais. Conheci (da outra vez que estive na cidade) o Honesty Greens e apresentei para o Edson. Virou o nosso favorito para uma refeição bem saudável. Depois descobri que tem uma filial no Porto 😀.

Enquanto isso, lá em Brasília, Denise abriu uma loja no lago norte e colocou meus livros na prateleira. Achei o máximo!!


Domingo, véspera do nascimento do Tiago, foi o dia das mães e o primeiro sem a minha mãe. Ainda estou processando tudo que passou. Fiquei emocionada com a foto e a postagem do Zé Carlos no Instagram. Foto linda! 


Dia 8 de maio, Rafa e Emília foram bem cedo para o hospital porque a bolsa rompeu. Os quatro avós foram juntos, claro! Passamos a manhã toda na cantina do hospital esperando e batendo papo. Na hora do almoço Rafa disse que era pra gente ir embora e voltar a noite, quando a médica faria a cesárea. Então fomos embora e voltamos no final da tarde. Algumas horas de espera na ante sala do centro cirúrgico e veio a notícia que Tiago tinha nascido e estava tudo bem. Ainda ficamos no hospital até a hora em que Emília passou com o bebezinho e foi para o quarto. O resto da semana foi de visita ao hospital e esperar o dia da saída deles do hospital. Na sexta feira, pela manhã, fui para o apartamento enquanto Edson foi ao Hospital buscar papai, mamãe e bebê. Chegaram lindos e felizes.

Bebezinho lindo


Depois, nos outros dias, na tentativa de não ser invasivos, ficamos cada um com uma atividade para ajudar o casal. Edson motorista para consultas da Emília e do Tiago, eu de cozinheira , Silvia lavava as roupinhas do bebê, e Guillermo era nosso médico de plantão para esclarecer todas as dúvidas. Espero que a gente tenha mais ajudado que atrapalhado. 

No Rio, dia 20/05 o nosso amigo Délio fez 80 anos e convidou meu pai para comemorar no prédio da Taninha. Ele foi e adorou!

No dia seguinte, almoçamos juntos em um restaurante perto do apartamento do Rafa e foi a primeira saída do Tiago. Comportamento nota 10! E, lá no Canadá, Bruno foi passar o domingo na casa da Juliana e Alê. Verão quase chegando e eles aproveitaram para uma praia de rio.


Voltamos para casa depois de 25 dias em Barcelona e, dessa vez, fizemos só uma parada para dormir. A cidade escolhida foi Logroño, num hotel super diferente que ficava dentro de um centro comercial. 

Agora a gente fica em casa só esperando fotos do Tiago :-)

Carol e Biel ficaram noivos com direito a almoço e pedido oficial no dia 28 de maio.

Meu pai foi almoçar com a Duda na Gávea durante o intervalo das aulas dela.









No feriado de 8 de junho, meu pai, Zé Paulo, Dani e Carol foram para Araraquara visitar o Gabriel.  

Uma novidade: Bruno se mudou para um apartamento maior. Ele agora tem até cozinha cheia de armários, máquina de lavar louça e um sofá novinho. 

Na segunda feira, no retorno da viagem de Araraquara, meu pai tomou um tombo em casa e quebrou o fêmur. Hospital, cirurgia, e dias de recuperação internado. Depois foi para casa com as cuidadoras. Começou a fazer fisioterapia e agora, aos pouquinhos, está começando a andar. Na mesma semana, Tia Alice foi operada e retirou um pedaço do pulmão. Com dois dias já estava em casa. 

Em julho, Rafa, Emília e Tiago vieram passar duas semanas na nossa casa em Aveiro. Foi bom demais! Ficamos o tempo todo disponíveis para curtir o bebezinho. O verão estava com dias lindos e eles aproveitaram para ir a praia ou passear como Tiago no carrinho. 

Mais um susto com meu pai. Foi internado com infecção intestinal e muitas dores nas costas. Depois de uma semana, voltou para casa e a "rotina voltou ao normal". 

Conhecemos um casal muito legal na academia mas eles tiveram que voltar para São Paulo. Chegamos a sair três vezes com eles e sempre muito divertido. Cristina e Marinho.

Fomos comemorar o aniversário da Valéria em uma praia em Gaia. Auge do verão na Europa e o lugar escolhido foi bem bonito.

A Kelly fez um trabalho lindo com a sua paciente usando o meu livro. 


Cristina e Oscar chegaram dia 21 de agosto e fomos ao aeroporto esperar por eles. Ainda passeamos alguns dias mas menos do que eu queria. Nesse período, viajamos com Bruno por quinze dias, Zé Paulo e Dani chegaram, organizamos nossa mudança e viagem para o Brasil.

Bruno chegou para as férias dia 26 de agosto e fomos com ele para a Espanha. O destino final dessa viagem era Barcelona para ele conhecer o Tiago. Fizemos um roteiro de carro bem legal com uns dez dias de passeio antes de chegar lá. Os detalhes dessa viagem estão em outra postagem aqui no blog.

Voltamos dia 17 de setembro para Aveiro. Fizemos o retorno em dois dias e paramos para dormir em Burgos. Edson fez aniversario  e Valeria e Renato (já estavam morando em Matosinhos) vieram de surpresa.  Saímos para jantar no restaurante "O Bairro" que o Edson gosta. 

Maria Amélia, Domingos e Tatiana passaram por Aveiro e fomos com eles almoçar um delicioso bacalhau.

Zé Paulo, Dani e Gui passaram um fim de semana aqui em setembro. Jantamos na Forneria no dia que eles chegaram. No outro dia passamos o dia caminhando no porto (8,5km) entre mercado do bolhão, almoço, rabanada, chocolate e feira do vinho. 


Cleane seria nossa próxima visita mas ela desistiu da viagem.

Outubro começou com a organização da nossa mudança e da viagem para o Rio. Sim!!! Mais uma mudança, e essa foi, nada menos que,  a vigésima quarta! Como o apartamento em Gaia ainda não estava pronto e já tínhamos essa viagem marcada para o Rio, junto com a entrega antecipada do apartamento para a Suzana, resolvemos levar nossas coisas para um depósito. Começamos a empacotar. Depois de muitas caixas e plásticos bolhas conseguimos colocar tudo no depósito antes dos nossos amigos Rita e Elias chegarem para passar uns dias conosco. Passeamos bastante com eles entre Aveiro, Porto, Peso da Régua, Pinhão e Casal de Loivos. Depois eles continuaram a viagem por Portugal. Nós entregamos o apartamento, deixamos o carro na casa da Mônica, dormimos na casa da Valéria e seguimos para o Rio.

Ficamos quase 50 dias no Rio e foram muitos eventos. Primeiro encontramos meu pai se recuperando do tombo e ainda sentindo muitas dores nas costas. A casa cheia de mulheres e um clima ruim entre elas. Sheila, Shirley, Andrea, Geni e Leda. Estava tudo tranquilo antes mas percebi que a entrada da Leda fez uma divisão entre as outras e eu passei alguns dias só ouvindo reclamação. Aliás, ouvi muito antes de tomar a decisão de mandar a Leda e a Shirley embora. A Shirley eu gosto muito mas meu pai queria que diminuísse, pelo menos uma pessoa por causa da despesa alta. Saiu a Leda e voltou a Débora. Fui embora do Rio com a casa mais calma e meu pai mais saudável.

Bom, entre tudo isso, tivemos vários momentos legais. No final da semana em que chegamos, Bruno também chegou e no domingo fizemos um almoço para a família. Flavio, Kelly e os filhos também estavam presentes. Foi muito bom poder reunir todo mundo (toda a gente, como dizem os portugueses) lá em casa. Na semana seguinte, Rafa, Emília e Tiago chegaram na véspera do casamento do Dudu. Aproveitamos para curtir muito o "fofinho".


Comemoramos a vitória do Fluminense

Almoço na casa do Zé Carlos

Visita da Célia e do Délio

O dia do casamento foi muito bom. Contratamos uma van para o transporte, já que o lugar da cerimônia era um pouco difícil de conseguir taxi na volta. Fomos todos super elegantes, incluindo Tiago de gravata borboleta. A festa foi maravilhosa e saímos de lá na maior alegria.




Rafa e Emília ainda ficaram até terça feira, quando seguiram para passar uns dias em Dolores com a família dela. Na volta, ficaram ainda dez dias no Rio e foi muito bom para o meu pai poder passar mais dias com os netos e o bisneto. 

Almoço na casa do Zé Carlos

Curtindo o bebezinho

No dia do embarque do Rafa, o avião teve problema na hora da decolagem e eles voltaram (para nossa alegria!!). Ganhamos mais dois dias com eles e, aproveitamos para juntar a família de novo no dia seguinte para um lanche. 

Embarcamos uns dias depois deles mas antes deixamos a casa bem organizada e sem aquela confusão de quando chegamos. Comprei todos os presentes de Natal do meu pai que ia passar a noite na casa da Terezinha com Zé Paulo e Dani. 

Dentro desse período, nosso apartamento foi entregue!!! Como tínhamos deixado uma procuração com a Valéria, ela assinou o contrato e recebeu as chaves. Com isso, já pedimos a ligação de luz e água antes do nosso retorno. Quando chegamos passamos uma noite no hotel e, no dia seguinte, já entramos no apartamento. O Edson conseguiu agendar a entrega de tudo que estava no depósito e nosso colchão para esse dia. Sem água quente e com apenas uma lanterna e colchão, já começamos a dormir na casa nova. Daí para frente foi só começar a desfazer caixas, arrumar nos lugares e organizar tudo para a chegada dos meninos nos próximos dias. 

Antônio Jorge e Angélica estiveram em Portugal visitando as filhas e encontramos duas vezes com eles. A primeira foi em Gaia onde almoçamos no Pátio do Luiz e depois ficamos na nossa casa batendo papo. Na segunda vez, Bruno já estava aqui e fomos até Póvoa de Varzin tomar um Chopp no frio com eles. 

Bruno foi o primeiro a chegar (dia 18) e nos ajudou com algumas coisas que faltavam na organização da casa nova. Ele ainda estava trabalhando on line mas, mesmo assim, conseguimos passear um pouco. Rafa, Emília e Tiago chegaram na noite de Natal. Edson foi a aeroporto enquanto eu e Bruno ficamos terminando a ceia. Como diz a música; "noite feliz, noite feliz..."

A semana seguiu entre alguns passeios e caminhadas quando a chuva dava uma trégua. Tiago com a corda toda foi a sensação da casa. Todo dia era uma novidade ver a hora da comida dele. O ano novo seguiu igual e cada um fez um prato para a ceia. Emília fez pionono (prato argentino) de entrada, eu fiz a costelinha de porco assada, Edson fez a farofa, Bruno fez as batatas no forno e Rafa as sobremesas: quindim e suspiro. Tudo ficou uma delícia. Feliz 2024 para todos!!



Rafa e Emília ainda ficaram até o dia 3 e Bruno por uma semana mais. Então eu começo o ano de 2024 agradecendo por esses primeiros dias felizes e de muita alegria. 


Todas as outras fotos estão no álbum do google fotos "2023 Diversos"






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uruguai - abril de 2010 Semana Santa

Catalunha com Bruno e Barcelona - setembro 2023

Rafa e Emília em Portugal - dezembro 2020 e janeiro 2021