Registros de 2025
Registros de 2025
Todas as fotos estão no álbum "2025 diversos" do google fotos.
No dia 1/1 depois do nosso almoço, saímos para caminhar pelo cais de gaia com um dia lindo de sol, apesar do frio. O lugar estava super movimentado e, ao contrário do Natal, tudo estava aberto. Na manhã do dia seguinte fomos passear no bolhão e o almoço foi de tudo um pouco: tábua de queijos, croquetes, empadas e vinho. Depois passeamos na Rua Santa Catarina enquanto Rafa e o Guille foram buscar o carro alugado. O dia 3 era aniversário do pai da Emília e fomos todos almoçar no WOW no mesmo lugar onde comemoramos o meu aniversário e o do Edson. Muito bom! Passeamos mais um pouco e depois voltamos para casa. Zé Paulo e Dani não foram porque já tinham ido para Lisboa, onde íamos nos encontrar no dia seguinte.
.jpeg)
A viagem de carro para Lisboa foi bem tranquila e Tiago foi nosso carro porque era o que tinha a cadeirinha. Para minha alegria :-) Almoçamos no Honesty Greens do Parque das Nações (adoro) e depois seguimos com Emília, Tiago, os pais, Zé Paulo e Dani para um passeio pelo centro de Lisboa. Os pontos de sempre. A cidade estava linda toda decorado com luzes de Natal. Rafa e Bruno foram para um jogo de futebol no estádio. Na volta pegamos um ônibus que deu a volta ao mundo mas parou na porta do Hotel. Jantamos com Rafa e Bruno no restaurante italiano do Shopping Vasco da Gama. Ali foi a despedida do Bruno que voltou no dia seguinte bem cedo para Montreal. Esse dia amanheceu com chuva mas saímos assim mesmo para passear. Encontramos Zé Paulo e Dani no Mosteiro do Gerônimo e depois seguimos para a loja do pastel de Belém. Eles foram almoçar com o Gui em Sintra e nós fomos para o time out. Estava lotado e foi bem difícil encontrar mesa. Voltamos para o hotel e a noite fomos ao Vasco da Gama procurar uma "comidinha" pro Tiago. Ele comeu de tudo, como sempre.
No dia seguinte, deixamos o hotel pela manhã e seguimos com Zé Paulo e Dani para casa. Paramos em Fátima para rezar e almoçar. Rafa ficou com os outros ainda em Lisboa até o final da tarde e depois seguiu para o aeroporto.
Esses primeiros dias foram com muita chuva e frio...
Fizemos um passeio até a Quinta do Crasto para visitar a vinícola e almoçar. Fomos com Zé Paulo, Dani e a Margareth, amiga deles.
Passeamos por aqui mais alguns dias com a Dani e a Margareth e elas foram embora no dia 21 de janeiro.
Em fevereiro, fomos passar o aniversário do Rafa (34 anos) em Barcelona. Dessa vez não foi surpresa, como no ano passado. Chegamos a noite e Tiago já estava dormindo. Fomos recebidos no melhor estilo portenho com vinho e empanadas. No dia seguinte, acordamos com um bebezinho batendo na porta do nosso quarto. Que gostosura esse bebê! Aí teve a rotina do café da manhã dele e a arrumação para a creche. Rafa levou ele para a creche e na volta fomos os quatro tomar café da manhã em uma padaria bem legal que tem pertinho da casa. Depois, fomos ao shopping comprar o presente do aniversariante. Fizemos uma boa caminhada até o restaurante para o almoço. Tudo muito bom!!
Na volta, seguimos todos para buscar Tiago na creche. Saiu na maior alegria e paramos no parquinho para ele brincar um pouco. Cantamos parabéns com uma chocotorta deliciosa que a Emília fez. Muitas brincadeiras com o Tiago que estava com a corda toda.
Saíram a noite para o cinema e nós ficamos com ele dormindo. Dia seguinte, passeio, feijoada e picada a noite. No outro dia, um brunch com os amigos do Rafa. Um dia lindo de sol e depois fomos até as escadas onde tem uma feira de coisas gostosas. Tiago continua nos divertindo muito na hora que ele vai comer porque é muito gulosinho. Na segunda feira reclamou muito porque o café da manha da Emília tinha pão e o dele não. Continua gostando de ler. Parou de mamar há uma semana. Todas as fotos estão no álbum 2025 - aniversário do Rafa em Barcelona do google fotos.
Uma novidade boa foi que o Edson, agora que já ganhou a cidadania portuguesa, tirou o passaporte.
No dia 26 de fevereiro, com muita tristeza, soubemos da perda do nosso amigo querido, O Oscar.
![]() |
| Essa foto é de 2022 |
No final de fevereiro a maior expectativa no domingo de carnaval foi assistir a entrega do Oscar. O Brasil parou em pleno carnaval para assistir Fernanda Torres. Ela não ganhou o título de melhor atriz mas o filme, "Ainda estou aqui" ganhou o melhor filme estrangeiro. Super merecido!
Março chegou e, com ele, o meu aniversário e o fim do inverno. Durante o dia recebi muitos vídeos e chamadas das pessoas queridas. Comemorei em casa com Edson, Monica e João, Myriam e Silvio, Geane e Maria Clara. A noite foi super alegre e divertida. Edson terminou agarrado com o vaso e eu perdi a chance de filmar por puro esquecimento. No dia seguinte, Valeria e Renato voltaram do Brasil e nós continuamos comemorando.
![]() |
| Edson passou mal e não saiu na foto |
Os próximos dias foram de expectativa para o aniversário de 88 anos do meu pai. A lista começou com 35 convidados e já está em 70. Já vi esse filme!
No final de março fomos passar um final de semana com Valéria, Renato, Myriam e Silvio na cidade de Valença. Ficamos em um hotel bem legal com jeito de hotel fazenda. No sábado fomos na festa da cidade e tomamos vinho verde.
Em abril, viajamos para o Rio. Inicialmente a festa seria durante a Semana Santa mas, acertadamente, foi adiada para a semana seguinte. Bruno chegou dia 18 pela manha e fez surpresa para o meu pai. Eu e Edson chegamos a noite. Meu pai ficou bem animado com a nossa chegada e também com a expectativa da festa na outra semana. No sábado tivemos aquele lanche especial na casa da tia Alice e o Bruno até preferiu o lanche ao jogo no maracanã. Domingo de Páscoa e dia do aniversário do meu pai, nós fomos comemorar no Fiorino. Zé Paulo, Dani e Dudu foram também. A tarde, Zé Carlos e Bento foram nos visitar.
Durante a semana curtimos o Bruno, que foi a praia e subiu o pão de açúcar com o Edson. Eu encontrei as minhas amigas do colégio e, dessa vez, fomos a um lugar diferente. O restaurante "patas e rolhas" que o Ronaldo abriu na rua Uruguai. A partir de quinta feira ficamos em função da festa. Material chegando e coisas para organizar. Meu pai ficou tão ansioso que teve até pico de pressão. Mas depois acalmou e ficou tudo bem. A lista já estava em 80 convidados.
A festa foi excelente! E superou todas as expectativas, não só pela organização, animação, presença de todos e alegria do meu pai. Ele até fez discurso convidando todos para a festa de 90 anos. Vou anotar aqui o nome de todos os convidados só para ter esse registro. Todas as fotos estão no álbum "2025 - 88 anos meu pai" no google fotos.
Convidados que estavam presentes: Meu pai / Débora / Eu e Edson / Bruno / José Paulo e Dani / Biel e Carol / Cristine e Francisco (pais da Carol) / Dudu e Mari / Liliane ( mãe da Mari) / José Carlos e Letícia / Bento / Laís / Irene / Duda e Ricardo / Guilherme (veio de Portugal) / Adriana / Nelsinho e Terezinha / tia Alice / Fernando César e Isabel / Renato / Matiça e Arlécia / Caique e Bianca / tia Regina / Gustavo e Celi / Gabriela / Maria Clara e namorado / Flávio e Kelly / Ana Maria e tio Silas / D. Maria / Luisa e Sandro / Paulo Roberto / tia Neide / Antônio Jorge e Angélica / Deise / Célia e Délio / Walterlino e cuidadora / Carlos Frederico e Rita / Décio e Regina / Ester e Milton / Sulamita / Glorinha / tia Maria José / Cristiane / Anita e marido / Sulamita e José Claudio.
O dia seguinte foi dedicado a abrir presentes, fofocar sobre a festa, agradecer a participação e os presentes de todos, comer os salgadinhos e docinhos que sobraram. Bruno foi embora bem cedinho no domingo. A semana seguinte passou tranquila e no final de semana tivemos dois eventos. Almoço de dia das mães antecipado na casa da Dani e Zé Paulo. Como sempre, muito bom!! E no domingo almoçamos na casa da tia Alice. Assim foi nossa despedida e na segunda feira, voltamos para Portugal. Dessa vez foram só duas semanas porque a gente tinha que ir a Barcelona.
Chegamos na terça feira e só deu tempo de desfazer as malas, fazer de novo e dormir. No dia seguinte, embarcamos para Barcelona para comemorar os dois aninhos do Tiago. Fofo, lindo, alegre e intenso. A programação foi buscar ele na creche, brincar na pracinha para ele estrear o patinete e depois, uma festinha em casa. Além de nós, os convidados foram a Vic e o Facul e as amigas Emília e Virgínia. Tiago foi o centro das atenções com toda a sua animação. Bateu palminhas na hora do bolo e assoprou a velinha. Nesse dia também foi anunciado o novo Papa. Todas as fotos estão no álbum "2025 - 2 anos do Tiago" no google fotos.
![]() |
| Tiago provando o primeiro brigadeiro |
No dia seguinte, sexta feira, eu e Edson passeamos pelas ruas do centro de Barcelona. E eu adoro andar sempre pelos mesmos lugares. No final do dia, fomos com Rafa e Tiago a uma pizzaria e ele se comportou muito bem. Tem um vídeo em que eu estou tentando colocar a roupa dele e ficou muito divertido. Emília estava fazendo um curso.
Sábado foi dia de fazer um brunch no "el arbol" com a Vic e o Facul que estavam de partida. Ao lado tinha uma loja de brinquedos e entramos com Tiago para ele escolher seu presente de aniversário. Para todos os brinquedos ele olhava e falava assim: é pra Tiago!! No final, escolheu um jogo de bolinhas e uma tenda para armar. Em seguida, fomos a um shopping diferente e ficamos um bom tempo em um parque do lado de fora para Tiago brincar. Em casa, jogamos bingo e foi divertidíssimo. Tiago gritava na maior animação cada vez que uma peça saia para a cartela dele.
Domingo, Tiago perdeu a hora (nós também) e acordou quase nove horas. O legal foi que quando o Edson saiu do quarto para ir ao banheiro eu deixei a porta entreaberta. Estava calmamente arrumando a cama quando percebi que ele estava me espiando lá do meio da sala. Quando ele percebeu que eu estava olhando também, entrou no quarto empurrando a porta e caminhou rápido na minha direção com os bracinhos para cima pedindo colo. Inesquecível esse momento. Rafa fez um almoço gostoso e, em seguida, fomos para o aeroporto.
O mês de maio foi bem agitado por aqui. Troquei de academia e foi a melhor coisa que fiz. Já estava cansada daquelas mulheres portuguesas que nem sabiam dar bom dia. Agora estou em um estúdio bem aqui na beira do Douro e só demoro quatro minutos para chegar lá. Lugar super agradável.
Fomos jantar um dia na casa da Patrícia e do Giba (amigo do Edson) e conhecemos um casal de brasileiros que estava por aqui visitando o filho que faz mestrado. Depois já chamamos esse casal aqui em casa e acabamos descobrindo que já conhecíamos o filho deles da casa da Myriam. Mundinho pequeno mesmo.
Outro encontro legal foi com os americanos aqui em casa. Muito divertido porque eles tentam falar em português e a gente acaba misturando tudo. Valéria e Renato também vieram no final. A gente percebe, cada vez mais que, estrangeiro tem mesmo é que fazer amizade com estrangeiro. Os nativos já estão "inseridos no seu mundo" e não tem tempo e/ou interesse em novas amizades.
Recebemos a visita da Marianna e o Rodrigo. Passaram o domingo com a gente e depois embarcaram para uns dias em Paris. Na semana seguinte, eles voltaram e passaram o final de semana inteiro. Encontramos com eles na entrada do Hotel e a primeira parada foi na loja de tintas que, para Marianna, é como passear na Disney. Depois seguimos para a livraria Lello que estava com uma fila enorme mas eles já estavam com os ticketes de entrada. Como eu e Edson já conhecemos ficamos esperando do lado de fora. Aproveitamos para apresentar a francesinha, "nosso" prato típico, na Francesinhas AI Forno da Baixa. Como sempre, o prato é enorme e vale a pena compartilhar. Depois caminhamos pela rua das Flores e paramos na loja de chocolate equador para uma prova de vinho do porto. Terminamos a noite na nossa casa com uma rodada de vinho e um bate papo prá lá de animado.
No dia seguinte, fomos passear em Guimarães com eles. A cidade sempre está impecável e parece que vão fazer uma filmagem a qualquer momento. O restaurante escolhido para o almoço foi ao acaso. Passamos na porta e achamos simpático. "Renascimento", pequeno, aconchegante, com bom atendimento e comida boa. Escolhi o polvo com molho a romanesca e gostei muito.
Zé Paulo e Dani chegaram para passar o mês inteiro. Nesse período fizemos uma viagem de uma semana com eles. A primeira parada foi em Salamanca por dois dias. Adoro aquela cidade e sempre tenho vontade de voltar. Como o Edson trocou o carro por um elétrico, era a primeira viagem com ele e foi uma aventaura , tanto na ida quanto na volta, para conseguir abastecer. Depois seguimos para Bilbao que estava fazendo 44 graus as 19 horas no mês de junho. Da primeira vez que fomos a esta cidade a impressão não foi boa porque chovia muito. Dessa vez eu adorei. Andamos muito de dia e de noite. Aliás, a noite é muito agitada e têm muitos restaurantes de tapas para escolher. Fizemos igual aos nativos. Entramos comemos, saímos e depois entramos em outro para fazer tudo de novo. Também fomos a San Sebastian em um dia lindo de sol. A cidade estava mega lotada porque ia ter um show do Bruce Springsteen. Difícil de caminhar e de encontrar um lugar para comer. Conseguimos entrar no mesmo lugar que já conheciamos com o Bruno, a Casa Vergara. Lotado!!! Na maior sorte, encontramos uma mesa . Mas Edson e Zé Paulo tiveram que enfrentar um balcão abarrotado de gente para comprar nossos pinchos. Ahhh e ainda comemos a melhor torta de queijo do mundo!
A próxima parada foi Bordeaux na França. Chegamos no período da tarde e com muito sol. Para nossa sorte tinha um festival do vinho acontecendo na beira do Rio. Evento organizado, lugar bonito e com muito vinho da região. Depois jantamos em um dos poucos lugares que estava aberto porque era domingo e francês não gosta muito de trabalhar nesse dia. O nosso hotel não era exatamente no centro mas estava a uma caminhada tranquila da parte turística. No dia seguinte fomos conhecer a vila de Saint Emilion. Uma vila medieval muito bonita e super turística. Várias opções de vinícolas (fomos a uma mas o tour deixou a desejar), lojinhas e restaurantes. Na volta, eu e Edson viemos direto para Portugal e eles ainda continuaram passeando mais um pouco.
Só ficamos um dia em casa e seguimos para Lisboa por dois dias. Fomos encontrar o Carlos e a Sônia que não víamos há muito tempo. Acho que a última vez foi antes da pandemia. Claro que fomos no Bono mas o Robson não estava. Marcamos um jantar com a família do Carlos (filho, nora e amigos) no restaurante, escolhido por eles, ACosta by Olivier. Caro demais e quase não comemos nada.
Ainda com Zé Paulo e Dani, fomos passar um calorzinho em Amarantes. Muito quente mesmo! Até vimos a saída de um casamento ao meio dia e os convidados estavam derretendo. Todas as fotos estão no álbum 2025 Zé Paulo e Dani Espanha e França.
E as visitas não paravam. Recebi a Amélia que estava na casa do irmão em Leiria e veio me visitar, junto com a mãe e a irmã, aqui em Gaia. Passamos o dia com elas e depois levamos até a rodoviária. Não via a Amélia desde o casamento do Rafa na Argentina. Uma fofa! Trouxe o meu livro para ser autografado.
E, para minha maior alegria, no final de julho, Rafa, Emília e Tiago vieram passar quinze dias aqui no verão português. Rafa passava o dia trabalhando e eu, curtindo o Tiago. Ele é muito divertido e adora um colinho. Está numa fase em que repete tudo que a gente fala, chama para brincar ou mostrar algo e pede para olhar a geladeira. Come tudo que tem na mesa. E nem adianta esconder dele porque levanta o pescocinho e aponta na mesa até a gente entregar um pedaço pra ele. Adora arroz. Adora mesmo!!! Todas as fotos estão no álbum Tiago em Gaia - julho de 2025 do google fotos.
Em setembro viajamos para o Canadá e tem uma postagem só sobre essa viagem com parte 1 e 2 aqui no blog. E todas as fotos estão no álbum 2025 Canadá do Google fotos.








.jpeg)
.jpeg)





Comentários
Postar um comentário