Registros de 2025


Registros de 2025

Todas as fotos estão no álbum "2025 diversos" do google fotos.

No dia 1/1 depois do nosso almoço, saímos para caminhar pelo cais de gaia com um dia lindo de sol, apesar do frio. O lugar estava super movimentado e, ao contrário do Natal, tudo estava aberto. Na manhã do dia seguinte fomos passear no bolhão e o almoço foi de tudo um pouco: tábua de queijos, croquetes, empadas e vinho. Depois passeamos na Rua Santa Catarina enquanto Rafa e o Guille foram buscar o carro alugado. O dia 3 era aniversário do pai da Emília e fomos todos almoçar no WOW no mesmo lugar onde comemoramos o meu aniversário e o do Edson. Muito bom! Passeamos mais um pouco e depois voltamos para casa. Zé Paulo e Dani não foram porque já tinham ido para Lisboa, onde íamos nos encontrar no dia seguinte.


                                                

A viagem de carro para Lisboa foi bem tranquila e Tiago foi nosso carro porque era o que tinha a cadeirinha. Para minha alegria :-) Almoçamos no Honesty Greens do Parque das Nações (adoro) e depois seguimos com Emília, Tiago, os pais, Zé Paulo e Dani para um passeio pelo centro de Lisboa. Os pontos de sempre. A cidade estava linda toda decorado com luzes de Natal. Rafa e Bruno foram para um jogo de futebol no estádio. Na volta pegamos um ônibus que deu a volta ao mundo mas parou na porta do Hotel. Jantamos com Rafa e Bruno no restaurante italiano do Shopping Vasco da Gama. Ali foi a despedida do Bruno que voltou no dia seguinte bem cedo para Montreal. Esse dia amanheceu com chuva mas saímos assim mesmo para passear. Encontramos Zé Paulo e Dani no Mosteiro do Gerônimo e depois seguimos para a loja do pastel de Belém. Eles foram almoçar com o Gui em Sintra e nós fomos para o time out. Estava lotado e foi bem difícil encontrar mesa. Voltamos para o hotel e a noite fomos ao Vasco da Gama procurar uma "comidinha" pro Tiago. Ele comeu de tudo, como sempre. 



No dia seguinte, deixamos o hotel pela manhã e seguimos com Zé Paulo e Dani para casa. Paramos em Fátima para rezar e almoçar. Rafa ficou com os outros ainda em Lisboa até o final da tarde e depois seguiu para o aeroporto. 

Esses primeiros dias foram com muita chuva e frio...

Fizemos um passeio até a Quinta do Crasto para visitar a vinícola e almoçar. Fomos com Zé Paulo, Dani e a Margareth, amiga deles. 


Passeamos por aqui mais alguns dias com a Dani e a Margareth e elas foram embora no dia 21 de janeiro. 

Em fevereiro, fomos passar o aniversário do Rafa (34 anos) em Barcelona. Dessa vez não foi surpresa, como no ano passado. Chegamos a noite e Tiago já estava dormindo. Fomos recebidos no melhor estilo portenho com vinho e empanadas. No dia seguinte, acordamos com um bebezinho batendo na porta do nosso quarto. Que gostosura esse bebê! Aí teve a rotina do café da manhã dele e a arrumação para a creche. Rafa levou ele para a creche e na volta fomos os quatro tomar café da manhã em uma padaria bem legal que tem pertinho da casa. Depois, fomos ao shopping comprar o presente do aniversariante. Fizemos uma boa caminhada até o restaurante para o almoço. Tudo muito bom!!



Na volta, seguimos todos para buscar Tiago na creche. Saiu na maior alegria e paramos no parquinho para ele brincar um pouco. Cantamos parabéns com uma chocotorta deliciosa que a Emília fez. Muitas brincadeiras com o Tiago que estava com a corda toda. 


Saíram a noite para o cinema e nós ficamos com ele dormindo. Dia seguinte, passeio, feijoada e picada a noite. No outro dia, um brunch com os amigos do Rafa. Um dia lindo de sol e depois fomos até as escadas onde tem uma feira de coisas gostosas. Tiago continua nos divertindo muito na hora que ele vai comer porque é muito gulosinho. Na segunda feira reclamou muito porque  o café da manha da Emília tinha pão e o dele não. Continua gostando de ler. Parou de mamar há uma semana. Todas as fotos estão no álbum 2025 - aniversário do Rafa em Barcelona do google fotos.

Uma novidade boa foi que o Edson, agora que já ganhou a cidadania portuguesa, tirou o passaporte.


No dia 26 de fevereiro, com muita tristeza, soubemos da perda do nosso amigo querido, O Oscar.

Essa foto é de 2022 

No final de fevereiro a maior expectativa no domingo de carnaval foi assistir a entrega do Oscar. O Brasil parou em pleno carnaval para assistir Fernanda Torres. Ela não ganhou o título de melhor atriz mas o filme, "Ainda estou aqui" ganhou o melhor filme estrangeiro. Super merecido!

Março chegou e, com ele, o meu aniversário e o fim do inverno. Durante o dia recebi muitos vídeos e chamadas das pessoas queridas. Comemorei em casa com Edson, Monica e João, Myriam e Silvio, Geane e Maria Clara. A noite foi super alegre e divertida. Edson terminou agarrado com o vaso e eu perdi a chance de filmar por puro esquecimento. No dia seguinte, Valeria e Renato voltaram do Brasil e nós continuamos comemorando. 

Edson passou mal e não saiu na foto

Os próximos dias foram de expectativa para o aniversário de 88 anos do meu pai. A lista começou com 35 convidados e já está em 70. Já vi esse filme!


No final de março fomos passar um final de semana com Valéria, Renato, Myriam e Silvio na cidade de Valença. Ficamos em um hotel bem legal com jeito de hotel fazenda. No sábado fomos na festa da cidade e tomamos vinho verde.


Em abril, viajamos para o Rio. Inicialmente a festa seria durante a Semana Santa mas, acertadamente, foi adiada para a semana seguinte. Bruno chegou dia 18 pela manha e fez surpresa para o meu pai. Eu e Edson chegamos a noite. Meu pai ficou bem animado com a nossa chegada e também com a expectativa da festa na outra semana. No sábado tivemos aquele lanche especial na casa da tia Alice e o Bruno até preferiu o lanche ao jogo no maracanã. Domingo de Páscoa e dia do aniversário do meu pai,  nós fomos comemorar no Fiorino. Zé Paulo, Dani e Dudu foram também. A tarde, Zé Carlos e Bento foram nos visitar. 



Durante a semana curtimos o Bruno, que foi a praia e subiu o pão de açúcar com o Edson. Eu encontrei as minhas amigas do colégio e, dessa vez, fomos a um lugar diferente. O restaurante "patas e rolhas" que o Ronaldo abriu na rua Uruguai. A partir de quinta feira ficamos em função da festa. Material chegando e coisas para organizar. Meu pai ficou tão ansioso que teve até pico de pressão. Mas depois acalmou e ficou tudo bem. A lista já estava em 80 convidados. 

A festa foi excelente! E superou todas as expectativas, não só pela organização, animação, presença de todos e alegria do meu pai. Ele até fez discurso convidando todos para a festa de 90 anos. Vou anotar aqui o nome de todos os convidados só para ter esse registro. Todas as fotos estão no álbum "2025 - 88 anos meu pai" no google fotos.

                                    

Convidados que estavam presentes: Meu pai /  Débora / Eu e Edson / Bruno / José Paulo e Dani / Biel e Carol / Cristine e Francisco (pais da Carol) / Dudu e Mari / Liliane ( mãe da Mari) / José Carlos e Letícia / Bento / Laís / Irene / Duda e Ricardo / Guilherme (veio de Portugal) / Adriana / Nelsinho e Terezinha / tia Alice / Fernando César e Isabel / Renato / Matiça e Arlécia / Caique e Bianca / tia Regina / Gustavo e Celi / Gabriela / Maria Clara e namorado / Flávio e Kelly / Ana Maria e tio Silas / D. Maria / Luisa e Sandro / Paulo Roberto / tia Neide / Antônio Jorge e Angélica / Deise / Célia e Délio / Walterlino e cuidadora / Carlos Frederico e Rita / Décio e Regina / Ester e Milton / Sulamita / Glorinha / tia Maria José / Cristiane / Anita e marido / Sulamita e José Claudio. 

O dia seguinte foi dedicado a abrir presentes, fofocar sobre a festa, agradecer a participação e os presentes de todos, comer os salgadinhos e docinhos que sobraram. Bruno foi embora bem cedinho no domingo. A semana seguinte passou tranquila e no final de semana tivemos dois eventos. Almoço de dia das mães antecipado na casa da Dani e Zé Paulo. Como sempre, muito bom!! E no domingo almoçamos na casa da tia Alice. Assim foi nossa despedida e na segunda feira, voltamos para Portugal. Dessa vez foram só duas semanas porque a gente tinha que ir a Barcelona.

Chegamos na terça feira e só deu tempo de desfazer as malas, fazer de novo e dormir. No dia seguinte, embarcamos para Barcelona para comemorar os dois aninhos do Tiago. Fofo, lindo, alegre e intenso. A programação foi buscar ele na creche, brincar na pracinha para ele estrear o patinete e depois, uma festinha em casa. Além de nós, os convidados foram a Vic e o Facul e as amigas Emília e Virgínia. Tiago foi o centro das atenções com toda a sua animação. Bateu palminhas na hora do bolo e assoprou a velinha. Nesse dia também foi anunciado o novo Papa. Todas as fotos estão no álbum "2025 - 2 anos do Tiago" no google fotos. 

Tiago provando o primeiro brigadeiro
                                                 

No dia seguinte, sexta feira, eu e Edson passeamos pelas ruas do centro de Barcelona. E eu adoro andar sempre pelos mesmos lugares. No final do dia, fomos com Rafa e Tiago a uma pizzaria e ele se comportou muito bem. Tem um vídeo em que eu estou tentando colocar a roupa dele e ficou muito divertido. Emília estava fazendo um curso. 

Sábado foi dia de fazer um brunch no "el arbol" com a Vic e o Facul que estavam de partida. Ao lado tinha uma loja de brinquedos e entramos com Tiago para ele escolher seu presente de aniversário. Para todos os brinquedos ele olhava e falava assim: é pra Tiago!! No final, escolheu um jogo de bolinhas e uma tenda para armar. Em seguida, fomos a um shopping diferente e ficamos um bom tempo em um parque do lado de fora para Tiago brincar. Em casa, jogamos bingo e foi divertidíssimo. Tiago gritava na maior animação cada vez que uma peça saia para a cartela dele. 

Domingo, Tiago perdeu a hora (nós também) e acordou quase nove horas. O legal foi que quando o Edson saiu do quarto para ir ao banheiro eu deixei a porta entreaberta. Estava calmamente arrumando a cama quando percebi que ele estava me espiando lá do meio da sala. Quando ele percebeu que eu estava olhando também, entrou no quarto empurrando a porta e caminhou rápido na minha direção com os bracinhos para cima pedindo colo. Inesquecível esse momento. Rafa fez um almoço gostoso e, em seguida, fomos para o aeroporto.

O mês de maio foi bem agitado por aqui. Troquei de academia e foi a melhor coisa que fiz. Já estava cansada daquelas mulheres portuguesas que nem sabiam dar bom dia. Agora estou em um estúdio bem aqui na beira do Douro e só demoro quatro minutos para chegar lá. Lugar super agradável. 

Fomos jantar um dia na casa da Patrícia e do Giba (amigo do Edson) e conhecemos um casal de brasileiros que estava por aqui visitando o filho que faz mestrado. Depois já chamamos esse casal aqui em casa e acabamos descobrindo que já conhecíamos o filho deles da casa da Myriam. Mundinho pequeno mesmo.

Outro encontro legal foi com os americanos aqui em casa. Muito divertido porque eles tentam falar em português e a gente acaba misturando tudo. Valéria e Renato também vieram no final. A gente percebe, cada vez mais que, estrangeiro tem mesmo é que fazer amizade com estrangeiro. Os nativos já estão "inseridos no seu mundo" e não tem tempo e/ou interesse em novas amizades. 


Recebemos a visita da Marianna e o Rodrigo. Passaram o domingo com a gente e depois embarcaram para uns dias em Paris. Na semana seguinte, eles voltaram e passaram o final de semana inteiro. Encontramos com eles na entrada do Hotel e a primeira parada foi na loja de tintas que, para Marianna, é como passear na Disney. Depois seguimos para a livraria Lello que estava com uma fila enorme mas eles já estavam com os ticketes de entrada. Como eu e Edson já conhecemos ficamos esperando do lado de fora. Aproveitamos para apresentar a francesinha, "nosso" prato típico, na Francesinhas AI Forno da Baixa. Como sempre, o prato é enorme e vale a pena compartilhar. Depois caminhamos pela rua das Flores e paramos na loja de chocolate equador para uma prova de vinho do porto. Terminamos a noite na nossa casa com uma rodada de vinho e um bate papo prá lá de animado. 

No dia seguinte, fomos passear em Guimarães com eles. A cidade sempre está impecável e parece que vão fazer uma filmagem a qualquer momento. O restaurante escolhido para o almoço foi ao acaso. Passamos na porta e achamos simpático. "Renascimento", pequeno, aconchegante, com bom atendimento e comida boa. Escolhi o polvo com molho a romanesca e gostei  muito. 


Zé Paulo e Dani chegaram para passar o mês inteiro. Nesse período fizemos uma viagem de uma semana com eles. A primeira parada foi em Salamanca por dois dias. Adoro aquela cidade e sempre tenho vontade de voltar. Como o Edson trocou o carro por um elétrico, era a primeira viagem com ele e foi uma aventaura , tanto na ida quanto na volta, para conseguir abastecer. Depois seguimos para Bilbao que estava fazendo 44 graus as 19 horas no mês de junho. Da primeira vez que fomos a esta cidade a impressão não foi boa porque chovia muito. Dessa vez eu adorei. Andamos muito de dia e de noite. Aliás, a noite é muito agitada e têm muitos restaurantes de tapas para escolher. Fizemos igual aos nativos. Entramos comemos, saímos e depois entramos em outro para fazer tudo de novo. Também fomos a San Sebastian em um dia lindo de sol. A cidade estava mega lotada porque ia ter um show do Bruce Springsteen.  Difícil de caminhar e de encontrar um lugar para comer. Conseguimos entrar no mesmo lugar que já conheciamos com o Bruno, a Casa Vergara. Lotado!!! Na maior sorte, encontramos uma mesa . Mas Edson e Zé Paulo tiveram que enfrentar um balcão abarrotado de gente para comprar nossos pinchos. Ahhh e ainda comemos a melhor torta de queijo do mundo!

A próxima parada foi Bordeaux na França. Chegamos no período da tarde e com muito sol. Para nossa sorte tinha um festival do vinho acontecendo na beira do Rio. Evento organizado, lugar bonito e com muito vinho da região. Depois jantamos em um dos poucos lugares que estava aberto porque era domingo e francês não gosta muito de trabalhar nesse dia. O nosso hotel não era exatamente no centro mas estava a uma caminhada tranquila da parte turística. No dia seguinte fomos conhecer a vila de Saint Emilion. Uma vila medieval muito bonita e super turística. Várias opções de vinícolas (fomos a uma mas o tour deixou a desejar), lojinhas e restaurantes. Na volta, eu e Edson viemos direto para Portugal e eles ainda continuaram passeando mais um pouco. 

Só ficamos um dia em casa e seguimos para Lisboa por dois dias. Fomos encontrar o Carlos e a Sônia que não víamos há muito tempo. Acho que a última vez foi antes da pandemia. Claro que fomos no Bono mas o Robson não estava. Marcamos um jantar com a família do Carlos (filho, nora e amigos) no restaurante, escolhido por eles, ACosta by Olivier. Caro demais e quase não comemos nada. 

Ainda com Zé Paulo e Dani, fomos passar um calorzinho em Amarantes. Muito quente mesmo! Até vimos a saída de um casamento ao meio dia e os convidados estavam derretendo. Todas as fotos estão no álbum 2025 Zé Paulo e Dani Espanha e França.

E as visitas não paravam. Recebi a Amélia que estava na casa do irmão em Leiria e veio me visitar, junto com a mãe e a irmã, aqui em Gaia. Passamos o dia com elas e depois levamos até a rodoviária. Não via a Amélia desde o casamento do Rafa na Argentina. Uma fofa! Trouxe o meu livro para ser autografado. 


Ainda recebemos Antônio Jorge e Angélica que vieram almoçar com a gente em julho porque estavam na casa das filhas em Póvoa de Varzin. O Carlos e a Cândida também passaram um domingo em Gaia e curtimos muito a presença deles. 

E, para minha maior alegria, no final de julho, Rafa, Emília e Tiago vieram passar quinze dias aqui no verão português. Rafa passava o dia trabalhando e eu, curtindo o Tiago. Ele é muito divertido e adora um colinho. Está numa fase em que repete tudo que a gente fala, chama para brincar ou mostrar algo e pede para olhar a geladeira. Come tudo que tem na mesa. E nem adianta esconder dele porque levanta o pescocinho e aponta na mesa até a gente entregar um pedaço pra ele. Adora arroz. Adora mesmo!!! Todas as fotos estão no álbum Tiago em Gaia - julho de 2025 do google fotos.


Em setembro viajamos para o Canadá e tem uma postagem só sobre essa viagem com parte 1 e 2 aqui no blog. E todas as fotos estão no álbum 2025 Canadá do Google fotos. 




No início de outubro fomos, com a Mônica e tia Vânia, a noite de autógrafos do Carlos Iran. No final da noite jantamos no restaurante Ernesto.

Tia Alice fez 81 anos e teve uma festinha na casa dela para a família. Matiça me mandou todas as fotos. 

Bruno já comprou passagem para o final do ano. Rafael, Emília e Tiago vão passar o mês de dezembro em Dolores e, no início de janeiro, vão passar uns dias com meu pai no Rio. Claro que vou sentir falta deles aqui no Natal e Ano Novo. Mas eu sei que essa viagem deles para Dolores e Rio vai fazer um bem enorme para as famílias da Emília e a minha lá no Rio. Todos vão ficar felizes.



Em novembro fomos passar quinze dias em Barcelona antes da viagem do trio "Rafa Emi Tiago" para Dolores/Rio. Dessa vez fomos de carro naquela aventura do carro elétrico. Ou seja, parando em tudo quanto era posto pra carregar. Dormimos a primeira no noite em valadolid e a segunda em um IBIS na estrada quase perto de Barcelona. Logo no primeiro dia da nossa chegada, fomos buscar Tiago na guardaria e ele ficou bem animado quando nos encontrou. Passeamos muito, encontramos Cleane e o Guilherme, que nos apresentou vários cantinhos de Barcelona que náo conheciamos. 



Tiago está divertidíssimo! Gosta de brincar, jogar bola, montar quebra cabeça, fazer bateria com latas de biscoito, ver desenho do Toy Story, ir na biblioteca, inventar regra de brincadeira, e colinho para escutar história. Veste o casaco sozinho toda vez que vai sair de casa. Aprendeu a chamar o Edson de vuvú. 
Deixamos eles no aeroporto para a viagem até Buenos Aires e, no dia seguinte voltamos para Portugal. Paramos em uma cidade lindinha chamada Medinaceli. O hotel era uma graça e ficava no alto de um montanha. Quando amanheceu, a montanha estava coberta de neve e a paisagem era linda. Depois, a próxima parada foi em Salamanca. Ainda aproveitamos para sair a noite e ver a plaza mayor toda enfeitada para o Natal. Tinha até show de luzes como vimos no verão passado.  Nessa noite estava muito frio!!




Chegando em Gaia, os próximos dias eram só para se preparar para a chegada das nossas visitas e as festas de fim de ano. Bruno chegou dia 21 e fomos passar os dias de Natal no Algarve, onde fazia frio e muito sol ao mesmo tempo. Ou seja, dias lindos! Passeamos muito em vários lugares do Algarve. Bruno, mesmo no maior frio, mergulhou na praia. Também levamos ele para conhecer Albufeira e almoçamos em um lugar bem legal.

A noite de Natal foi bem diferente. Bruno e Edson fizeram pizza no apartamento que alugamos.  Uma delícia!! E de longe, ficamos curtindo as fotos que Rafa e Emília postavam das férias e do Natal em Dolores.  



Quando voltamos para Gaia, almoçamos em um restaurante da Geórgia e Bruno fez "um bonito". 
Zé Paulo e Dani chegaram dia 27 e Zé Carlos e Letícia, com as crianças, no dia 30. Pela primeira vez, Portugal estava com dias muito frios. Passeamos bastante pelas ruas do Porto e do Cais de Gais. No dia 31, almoçamos no WOW naquele restaurante Golden Catch. A noite, fizemos nossa ceia de ano novo lá em casa e foi muito bom! Frio, muitas fotos, diversão e comidinhas gostosas. 





FELIZ 2026 !! 

Só para registrar o início de 2026. Dia 3 Bruno foi embora e, mais uma vez, eu curti muito a presença dele. 
No mesmo dia, Zé carlos seguiu viagem com a família para Paris.
Dia 5, Rafa chegou no rio e a semana foi intensa ao lado do avô, tias e primos.
Fomos a evora e Lisboa com Zé Paulo e Dani. 



    



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canadá - setembro de 2025 PARTE 1

Canadá - setembro de 2025 PARTE 2

Registro de 2024